top of page

O que é intercâmbio?

VIVÊNCIA INTERNACIONAL E ENGAJAMENTO SOCIAL
1

EXPERIÊNCIA MULTICULTURAL

CRIANDO

HABILIDADES PARA A VIDA​​

A exposição a culturas diferentes é uma das mais poderosas maneiras de promover a paz e a compreensão internacional. O Intercâmbio de Jovens de Rotary planta as sementes da compreensão ao oferecer a milhares de estudantes a oportunidade de conhecer outras sociedades e vivenciar costumes diversos. O programa oferece inúmeros benefícios tanto para os participantes, quanto para os rotarianos anfitriões, rotarianos conselheiros e a comunidade em geral. Ao vivenciar os aspectos da vida em outro país e expandir seus conhecimentos sobre o mundo, os jovens amadurecem e passam a compreender-se melhor. A imersão em sistema educacional diferente aprimora suas capacidades acadêmicas e pessoais. Ao mesmo tempo, sócios de Rotary Clubs, integrantes das famílias anfitriãs e membros da comunidade, ao estabelecer um relacionamento prolongado com o jovem, aumentam seu entendimento sobre outra cultura.

Há três tipos de Intercâmbio de Jovens:

Intercâmbio de longa duração: O estudante freqüenta escola no país anfitrião durante um ano letivo, morando com diversas famílias. 

Intercâmbio de curta duração: Geralmente não inclui atividade acadêmica e é realizado durante o período de férias escolares. Intercâmbios de curta duração costumam envolver estadia com uma família no país anfitrião. Está suspenso até junho de 2022. Previsão de retorno para janeiro de 2023.

Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações: É oferecido a universitários e profissinais de até 30 anos e costuma durar até 03 meses. Está suspenso até junho de 2022. Previsão de retorno para janeiro de 2023.

 

Que tal  experimentar comidas típicas de Taiwan, aprender a se comprimentar em alemão, compartilhar o natal como nos Estados Unidos? O intercâmbio possibilita a vivência de experiência no país onde você está e com as pessoas de outros lugares que também estarão lá!

2

NOVO IDIOMA

Seja qual for o idioma do seu destino, não há sala de aula melhor do que o dia a dia. As situacões  inevitáveis e incríveis de um dia  se tornarão lições pra toda vida.

3

AMIGOS DE TODO O MUNDO!

Não importa quantas pessoas você coleciona no seu perfil. No intercâmbio você coleciona memórias de momentos com pessoas de diversas culturas do planeta!

Famílias anfitriãs

O programa é um intercâmbio e por isso você deverá apresentar 04 famílias anfitriãs que irão:

  • Fornecer moradia e alimentação para o intercambista;

  • Acolher os estudante como  seus próprios filhos;

  • Envolver o estudante em atividades e tarefas familiares;

  • Enriquecer a experiência do intercambista incluindo-o em atividades familiares, comunitárias e culturais;

Antes de Embarcar:

Quem pode participar?

Se você é estudante de ensino médio e tem entre 15-17 anos, este é o primeiro passo.

Veja todos os critérios de Eligibilidade no Processo Seletivo.

Quanto custa o programa?

O Programa conta com a colaboração de voluntários em mais de 80 países o que possibilita que os custos operacionais sejam menores.

As taxas do Programa são investidas 100% para a manutenção e desenvolvimento do programa para que mais estudantes possam participar!

Planejando Minha Viagem

Conheça todos os procedimentos para ingressar no programa de intercâmbio de jovens.

Processo Seletivo

As vagas para os países são definidas de acordo com a sua performance nas avaliações de Conhecimento Gerais, Redação, Entrevista e Dinâmica de Grupo.

Quanto melhor seu desempenho, maiores a oportunidades de escolha do seu destino!

Situação Escolar

Lembre-se que você ficará 01 ano no exterior e por isso é importante planejar o período do seu intercâmbio para não comprometer seu cronograma de acadêmico. A maioria dos países oferece certificados para equivalência no Brasil, mas isso depende do seu destino.

O programa de intercâmbio orienta você a manter contanto com o orgão de educação na sua região.

E quando eu voltar?

Fazer o intercâmbio apresenta novos desafios que têm hora pra acabar, e às vezes, voltar pra casa, é tão difícil quanto partir. Nessa readaptação você conhecerá o choque Cultural Reverso. O Rotary possui grupos e programas  pra compartilhar desse momento.

Documentação

Será necessário que você organize alguns documentos durante todo o processo do programa. Nós reunimos todos pra que estejam sempre há click de distância.

bottom of page